Bem vindo ao Empresa

 

Segundo a definição formal, uma empresa pode ser caracterizada como "um conjunto organizado com o objetivo de exercer uma atividade, seja ela particular, pública ou de economia mista e que atua na produção ou oferta de bens e serviços".


Mas, quando falamos em empresa, as primeiras palavras que nos vêm à cabeça são lucro e capital. E, na verdade, com exceção das entidades filantrópicas ou do poder público, as empresas têm o lucro como objetivo final.

Porém, segundo uma concepção mais atual, as empresas não devem manter suas atividades visando apenas o lucro, ao contrário, elas devem visar primariamente o bom desempenho do processo produtivo, e enxergar esse lucro como um resultado natural que virá como consequência do processo.

Pode até parecer hipocrisia, mas em meio ao mercado competitivo em que vivemos hoje, a empesa tem que focar suas ações no público, de modo que seus produtos ou serviços sejam bem recebidos e os clientes naturalmente fidelizados. Com isso, é certo que o capital e o lucro chegarão como consequência, mesmo que a longo prazo.

Esse será um dos temas abordados por nosso site, os principais passos para se tornar uma empresa de sucesso, ou mesmo para se sobreviver em meio a um mercado tão competitivo. Mas, para começar do início e dar uma visão geral sobre o tema, trataremos dos tipos de empresas existentes.

Nessa etapa, falaremos um pouco dos critérios utilizados para classificar essas empresas, e principalmente o mais comum deles, que se refere à classificação das empresas quanto ao quanto ao porte, onde estas são dividas em micro empresas, pequenas empresas, médias empresas e grandes empresas; mas sem esquecer das outras classificações, que dividem as empresas quanto à estrutura (empresas individuais, empresas coletivas, empresas públicas e empresas mistas), quanto ao objetivo (empresas comerciais, empresas industriais e empresas de prestação de serviços, quanto a tipo de prestação (empresas do setor primário que lidam com agricultura e pecuária, empresas do setor secundário que lidam com indústria e empresas do setor terciário que lidam com comércio e serviços.