Plano de Negócio
Mas, formalmente, o que é um Plano de Negócios? De modo geral, o Plano de Negócio é definido como um documento de planejamento, formulado conforme as necessidades do empreendimento, pelo qual o empreendedor formaliza os estudos a respeito de seus projetos.

Esse plano de negócios deve ser capaz de apresentar todas as estratégias do empreendimento, bem como provar sua viabilidade do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. Por isso, nesse plano de negócios devem estar registrados o conceito do negócio, os riscos, os principais concorrentes, o perfil do público alvo e as estratégias de marketing.

Mas para que serve é o Plano de Negócios? Além de servir para o próprio empreendedor ter uma visão melhor do seu negócio e vislumbrar ou não sua viabilidade, o plano de negócios serve como instrumento de apresentação do negócio para angariar sócios, parceiros, patrocinadores, ou investidores que ajudarão a levar o negócio em frente.

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apoia e aconselha a formulação de um plano de negócios, planejamento que servirá mesmo para apresentar sua proposta à própria instituição. Dessa forma, a fim de facilitar a formulação do Plano de Negócios, a SEBRAE disponibiliza o download do programa SP-PLAN, que ajudará os empreendedores a formular seu plano de negócios de forma fácil, através de um roteiro de perguntas e respostas.

Além do que já comentamos acima, outros motivos que podem validar a necessidade de se elaborar um plano de negócios podemos citar a validação de um novo produto ou serviço, a transformação das oportunidades em diferenciais, redução do risco de morte precoce do empreendimento, melhor identificação dos potenciais clientes e do o mercado, possibilidade de desenvolver setores em uma empresa já existente, entre outros.

As principais causas apontadas para o fechamento de empresas durante os 5 primeiros anos de vida costumam envolver problemas como falta de capital de giro, excesso de dívidas, localização inadequada do ponto de venda e pouco conhecimento sobre o negócio. Todos esses problemas poderiam ser facilmente evitados com a realização de um plano de negócios, e lembramos que quanto mais detalhado ele for, melhor poderá prever as futuras evoluções ou alterações na sistemática do empreendimento.

Por esse motivo, um plano de negócios avançado costuma ser dividido em Informações sobre o Negócio (histórico, definição, estrutura, missão, visão, oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, objetivos e metas, estratégias futuras, produtos e serviços, gestão e parcerias), sobre o Plano de Marketing Estratégico (perfil dos consumidores, histórico do mercado, tamanho do mercado, impacto da tecnologia, análise da concorrência e projeções), Plano de Marketing Tático (características e valor agregado do produto, ciclo de vida, canais de distribuição, estratégias de promoção, ferramentas de comunicação, endomarketing e preço), e Pano Financeiro (plano de vendas, tributos e despesas, projeção, ponto de equilíbrio e lucratividade).

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